Miradouro da Faia

O Miradouro da Faia possui dois braços de escadas de acesso à paisagem, uma plataforma em consola sobre o Rio Côa, com 45m2 de área e à cota 496 (diferença de 210metros de altura com o Rio Côa) e uma plataforma de menor dimensão à cota 483.  

Todo o percurso é acompanhado de uma guarda metálica sóbria, que garante a segurança dos visitantes.

 

O pavimento da plataforma principal é na parte inicial e central, em chapa gradil em aço selecionados pela sua resistência, pelo fato de ser visualmente permeável permitindo a contemplação de toda a paisagem.
Na extremidade que se encontra em consola, o pavimento e as guardas de proteção são em vidro temperado, proporcionando uma vista ampla de todo o vale transmitindo ao visitante uma sensação de flutuação. 

 

Estruturalmente, as plataformas e os braços de escadas possuem uma malha de perfis metálicos que garantem a sua estabilidade e segurança no terreno. 
O decorrer dos trabalhos foi efetuado com o máximo cuidado e o mínimo ruído possível de forma a preservar as espécies arbóreas protegidas assim como as aves necrófagas (Abutre do Egipto e Grifo), sendo que não foi possível o decorrer dos trabalhos no período de nidificação.
 
A concretização deste projeto foi um enorme desafio devido à irregularidade e ao fato do terreno ser muito acidentado dificultando o acesso de equipamentos e materiais assim como a implementação da estrutura.

Projeto 2020 Projeto 2020